Encontros regionais foram concluídos nesta terça-feira
Depois de percorrer todas as regiões do Estado, o Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais (PELLLB-MG) chega agora à fase de consulta pública.
Os encontros regionais foram concluídos nesta terça-feira, 3 de outubro, com um evento em Teófilo Otoni. O Fórum também passou por Uberlândia (26/09), Belo Horizonte (21/09), Governador Valadares (19/09), Montes Claros (12/09), Juiz de Fora (05/09) e Varginha (29/08).
Todo esse caminho percorrido foi importante para reunir diversos segmentos da sociedade civil e coletar sugestões que irão nortear a elaboração do PELLLB-MG. Esse é o documento que vai estabelecer as metas e diretrizes para democratizar a leitura e ampliar o acesso às bibliotecas do Estado nos próximos dez anos.
Nos encontros, foram discutidos quatro grandes temas: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) é uma das entidades parceiras do projeto e foi representado pela tesoureira Denise Ramos (CRB-6/1000).
Deixe sua opinião
Agora todo mundo pode contribuir com as discussões do Fórum Técnico Semeando Letras. Até o dia 13 de outubro, uma consulta pública estará aberta no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para ouvir a opinião da população sobre os temas abordados nos encontros regionais. Essas contribuições serão debatidas durante a etapa final do PELLLB-MG, prevista para os dias 22, 23 e 24 de novembro, em Belo Horizonte, quando o documento final do projeto será consolidado.