Fragata rumo a Cabo Verde

Iniciativa de professor da UFMG leva literatura brasileira para a África

“Toda arte tem poder de transformação. E a leitura é um dos mais poderosos instrumentos de impacto humano e social.” Foi assim que o professor de literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leandro Garcia falou ao portal O Globo sobre o projeto Fragata Literária, que arrecadou obras da literatura brasileira contemporânea e as enviou para Cabo Verde, ex-colônia portuguesa na África.

Professor Leandro Garcia e alguns livros arrecadados (Foto: Reprodução)

O professor esteve no país em dezembro, a convite da Embaixada do Brasil, para realizar uma palestra sobre a obra do padre Antônio Vieira. Durante a visita, percebeu que os centros de leitura eram raros e que faltavam títulos brasileiros contemporâneos nos poucos espaços existentes. Foi quando surgiu a ideia. Em pouco mais de um mês de campanha, cerca de 1.150 obras foram arrecadadas graças a doações de amigos, autores e editoras. “São livros de todos os estados do Brasil. Recebi títulos de vários gêneros: poesia, prosa, policial etc. E o mais legal é que cerca de 80% das obras são de escritoras, e há títulos de indígenas e até em braile.”

O carregamento partirá do Rio Janeiro rumo à cidade de Santiago de Praia, capital de Cabo Verde. São 15 caixas com livros novos, que serão divididas por dois centros literários do país: a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural de Cabo Verde, que pertence à Embaixada brasileira. “Lá é muito pequeno e falta muita coisa. Tudo o que puder ser feito ali terá um impacto muito grande.”

Com o sucesso da iniciativa, os planos agora são de ajudar outro país lusófono. Dessa vez, a intenção é arrecadar uma nova remessa e enviá-la a São Tomé e Príncipe, outro país africano que sofre com a ausência de centros culturais bem abastecidos de literatura. Se der certo, a ideia é expandir o projeto para as outras nações que também falam português, como Moçambique e Angola.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*