
Idealizador da Livros de Biblio, Paulo Paulino
No último dia 11 de junho, o idealizador da livraria virtual Livros de Biblio, Paulo Paulino, concedeu entrevista ao site BibliooCulturaInformacional e falou daquela que veio a ser considerada a primeira livraria dedicada exclusivamente a comercializar livros na área da Biblioteconomia. Na entrevista, Paulino também falou acerca do mercado editorial do setor, além de como surgiu a ideia de comercializar livros para um público tão segmentado. Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida a editora Hanna Gledyz.
COMO SURGIU O LIVROS DE BIBLIO?
Trabalho faz 20 anos no comércio de livros, sendo assim, naturalmente fico atento às questões relacionadas a essa atividade. Quando estava no curso de Biblioteconomia na UNIFAI-SP, notei a dificuldade dos colegas em adquirir livros da área. Foi o suficiente para eu começar a pesquisar e montar uma bibliografia bem completa dos livros utilizados no curso e claro, identificar fornecedores. Comecei a vender os livros na sala de aula e logo estendi o negócio para todos os alunos do curso, na faculdade. Em seguida, visando atender outras faculdades, acabei optando por uma livraria virtual. Me pareceu a idéia mais acertada, pois é uma forma de atender o Brasil todo com uma operação relativamente pequena. Nesta última etapa, buscamos um parceiro que realiza a operação logística da livraria virtual como despacho, gestão do estoque e gestão tecnológica.
QUAL A MISSÃO DA EMPRESA?
A Livros de Biblio tem a missão de reunir num só lugar o que há disponível no mercado editorial ligado a área de Bibliotecomia, arquivística e ciência da informação e facilitar o acesso do profissional e do estudante a esse material.
QUAIS SÃO PRODUTOS E/OU SERVIÇOS QUE A LIVROS DE BIBLIO OFERECE HOJE?
Hoje trabalhamos, exclusivamente, com livros em catálogo, mas dentro em breve iremos promover cursos e palestras on-line, como dito acima.
EXISTE UM MERCADO APTO A ESSES PRODUTOS E/OU SERVIÇOS?
Acredito que sim. Existem no Brasil aproximadamente 28 mil bibliotecários e mais ou menos 30 cursos universitários na área e os alunos têm interesse em adquirir os produtos, haja vista a dificuldade em adquirir os livros.
QUE DIFICULDADES A EMPRESA ENCONTROU AO LONGO DO CAMINHO?
A empresa iniciou suas atividades em outubro do ano passado, posso dizer que no momento nossa maior dificuldade é a aquisição das publicações. Muitos títulos estão esgotados e tantos outros que estão disponíveis apresentam sempre alguma dificuldade em adquiri-los.
COMO VOCÊ ENXERGA O MERCADO EDITORIAL DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL?
Na parte editorial, noto um mercado difícil. Editoras pouco profissionais, muitos livros esgotados sem perspectiva de reimpressão e/ou reedições são casos recorrentes. Da parte dos autores vejo uma falta de interesse em escrever e produzir novos livros.
COMO É QUE SE FAZ PARA CONTATAR A LIVROS DE BIBLIO?
Pelo nosso site: www.livrosdebiblio.com.br. Para falar comigo, livrosdebiblio@gmail.com. Para assuntos relacionados ao site como sugestões e/ou informações: livros@cedet.com.br.