Incorporar

Até 10 de abril, a biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas da Fundação Mineira de Educação (Fumec) apresenta a exposição Incorporar, do artista plástico Alexandre Rato. Sob a curadoria do Prof. Dr. Sérgio Laia, a mostra reúne cerca de 20 obras, dentre pinturas e desenhos com técnicas variadas, tais como óleo, acrílica, spray, marcadores, nanquim, aquarela, lápis, colagens e outras.

Os suportes (madeira, telas, papéis de parede, páginas de livros antigos e intervenção direta no espaço expositivo) são distintos – e as dimensões variadas (pequenos, médios e grandes formatos).

NOTA 5

Para o Prof. Sérgio Laia, “a profusão que o trabalho de Alexandre Rato incorpora – no seu uso intenso das cores, na diversidade de materiais, técnicas, suportes e formatos – capta o olhar e guarda a espessura própria dos enigmas: Onde começa um rosto e onde ele se apaga? O que é texto e o que é traço? Onde termina a parede e começam os quadros?”.

Segundo o artista, formado pela Escola Guignard e cujas obras foram expostas em diversas mostras e espaços públicos em Minas Gerais e em São Paulo, “as imagens apresentam-se como um campo de investigação do que o ser humano é e o que ele poderia ser, mas também apresentam situações fantásticas que o sujeito só pode contemplar através de sonho ou devaneio”. Assim, o artista desenvolve suas narrativas integrando figuras que habitam o consciente, misturadas às imagens que permeiam o inconsciente.

Incorporar

Incorporar é uma palavra que sintetiza as temáticas dessa mostra: IN (dentro), COR (luz, ilusão, sensação), CORPO (objeto, matéria, carne, história, mudança, tempo), ORAR (absurdo, mágico, fantasmagórico, espiritual, intuição, transcendência), AR (elemento essencial, arte de rua, sigla para Alexandre Rato). A mescla entre o espaço onde se realiza a mostra (uma biblioteca universitária) e a exposição – desde a concepção do título e seleção das peças até a intervenção direta realizada no local – reitera o caráter integrativo e orgânico-corpóreo presente em todas as obras do artista.

Para mais informações, entre em contato: (31) 3228-3033 | biblioteca.fch@fumec.br; (31) 8834-4647 | alexandre.ar@gmail.com. A entrada é franca!

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*