Bibliotecas capixabas realizam ações para moradores
Atrair a atenção da população para as bibliotecas tem se tornado um desafio para os profissionais que trabalham nesses espaços. Algumas cidades capixabas, porém, têm conseguido superá-lo com soluções criativas.

Biblioteca de Cariacica busca alternativas para atrair o público (Foto: Divulgação)
É o caso, por exemplo, da biblioteca do município de Domingos Martins, no Espírito Santo, coordenada pela bibliotecária Ana Maria da Silva (CRB-6/ES 680). Participante do Conecta Biblioteca – programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas –, o espaço teve visitação recorde em 2017 graças aos aulões realizados para preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante todo o ano, 15.041 usuários estiveram lá, o equivalente a metade da população.
Na biblioteca de Cariacica, coordenada pela bibliotecária Marcelle da Silva Coelho Queiroz (CRB-6/ES 621), a oferta de cursos tem atraído a população. Jovens voluntários realizam aulas online voltadas para a área de tecnologia, sob a liderança de João Carlos Valadares Júnior. Com o apoio da Prefeitura, também são oferecidos atualmente cursos presenciais gratuitos, com foco na inclusão digital dos moradores.