IPHAN recebe inscrições para curso à distância de proteção ao patrimônio imaterial

Pode-se definir como patrimônio imaterial, as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades e os grupos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais associados a essas práticas também dizem respeito ao conceito de patrimônio imaterial. O frevo, o samba e o modo artesanal de fazer o queijo mineiro são alguns desses bens.

Para disseminar esse saber, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recebe até o dia 08 de fevereiro inscrições para o curso “Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional – EAD”. Gratuitamente, a instituição oferece 200 vagas para o curso, que serão selecionadas após o período de inscrição e divulgadas após 20 de fevereiro. As aulas ocorrem entre os dias 1 e 4 de março, à distância.

O curso é estruturado em oito disciplinas. Segundo o IPHAN objetiva “fortalecer as capacidades locais para implementação e execução de políticas de patrimônio imaterial nos estados e municípios brasileiros, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial”. Para isso, o curso perpassa temas relacionados como legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade, ao se falar em patrimônio imaterial.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em 2003. O curso tem a coordenação de conteúdo de Lucas dos Santos Roque e o corpo docente é formado por Patrícia Faria, Mônia Silvestrin, Letícia Vianna, Lucas dos Santos Roque, Mário Pragmacio, Juliana Santilli, Maria Elizabeth Costa e Márcia Sant’Anna. Os currículos desses profissionais podem ser conferidos aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

8 Comments