Jubileu de Ouro da biblioteca pública de Jerônimo Monteiro

Programação especial celebra 50 anos da instituição capixaba

A Biblioteca Municipal Maria Geaquinto, em Jerônimo Monteiro (ES), está comemorando 50 anos. Para celebrar, o espaço preparou uma programação especial.

Três exposições foram montadas no local e podem ser visitadas até 28 de julho. A primeira, intitulada “Obras raras e especiais”, conta com exemplares de livros raros e antigos pertencentes à instituição. Já a mostra “1967” reúne obras que de alguma maneira se relacionam àquele ano – data de lançamento ou de nascimento/ falecimento do autor, por exemplo. Por fim, a exposição fotográfica “50 anos em Imagem” celebra o aniversário com um conjunto de 37 imagens do município. A mais antiga é datada de 1929.

Foto da inauguração da Biblioteca, em 5 de maio de 1967, é uma das imagens que compõem a exposição “50 anos em Imagem” (Foto: Acervo pessoal Neila Maria Geaquinto)

Além das exposições, no dia 5 de maio o projeto “O Escritor e sua Obra” convidou o autor Pedro J. Nunes para um bate papo inspirador, e o ator Fábio Aiolfo apresentou o monólogo “O Tratador de Estrelas”.

“A história da biblioteca está intimamente ligada à região do Caparaó, por se tratar da mais antiga da região. Além disso, ela foi o primeiro espaço cultural de Jerônimo Monteiro. Nosso trabalho é preservar esta história, incentivar a leitura e atrair novos usuários”, resume a bibliotecária da instituição, Fernanda Samora Dias (CRB-6/585).

A biblioteca

A Biblioteca Municipal Maria Geaquinto, do Departamento de Cultura, Turismo e Esporte da Secretaria Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro, tem mais de 40 mil exemplares disponíveis para consulta e empréstimo. No local também há uma sala preparada para acomodar crianças que queiram ler na própria biblioteca. A instituição fica na avenida Doutor José Farah, 501, Centro.

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) divulga e apoia ações de interesse público nas bibliotecas municipais e escolares em toda Minas Gerais e Espírito Santo. Em 2016, o Conselho produziu um perfil da biblioteca pública de Jerônimo Monteiro, como forma de reconhecimento às atividades ali desenvolvidas. Leia aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*