Programação especial celebra 50 anos da instituição capixaba
A Biblioteca Municipal Maria Geaquinto, em Jerônimo Monteiro (ES), está comemorando 50 anos. Para celebrar, o espaço preparou uma programação especial.
Três exposições foram montadas no local e podem ser visitadas até 28 de julho. A primeira, intitulada “Obras raras e especiais”, conta com exemplares de livros raros e antigos pertencentes à instituição. Já a mostra “1967” reúne obras que de alguma maneira se relacionam àquele ano – data de lançamento ou de nascimento/ falecimento do autor, por exemplo. Por fim, a exposição fotográfica “50 anos em Imagem” celebra o aniversário com um conjunto de 37 imagens do município. A mais antiga é datada de 1929.

Foto da inauguração da Biblioteca, em 5 de maio de 1967, é uma das imagens que compõem a exposição “50 anos em Imagem” (Foto: Acervo pessoal Neila Maria Geaquinto)
Além das exposições, no dia 5 de maio o projeto “O Escritor e sua Obra” convidou o autor Pedro J. Nunes para um bate papo inspirador, e o ator Fábio Aiolfo apresentou o monólogo “O Tratador de Estrelas”.
“A história da biblioteca está intimamente ligada à região do Caparaó, por se tratar da mais antiga da região. Além disso, ela foi o primeiro espaço cultural de Jerônimo Monteiro. Nosso trabalho é preservar esta história, incentivar a leitura e atrair novos usuários”, resume a bibliotecária da instituição, Fernanda Samora Dias (CRB-6/585).
A biblioteca
A Biblioteca Municipal Maria Geaquinto, do Departamento de Cultura, Turismo e Esporte da Secretaria Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro, tem mais de 40 mil exemplares disponíveis para consulta e empréstimo. No local também há uma sala preparada para acomodar crianças que queiram ler na própria biblioteca. A instituição fica na avenida Doutor José Farah, 501, Centro.
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6) divulga e apoia ações de interesse público nas bibliotecas municipais e escolares em toda Minas Gerais e Espírito Santo. Em 2016, o Conselho produziu um perfil da biblioteca pública de Jerônimo Monteiro, como forma de reconhecimento às atividades ali desenvolvidas. Leia aqui.