Leitores digitais podem ser benéficos para idosos

Leitores digitais

Diversos idosos ainda resistem em não aderir às plataformas tecnológicas. Porém, alguns estudos comprovam que estas novas ferramentas podem trazer benefícios para esse público. Um exemplo é uma pesquisa publicada na PLos ONE, que demonstra que dispositivos digitais, e-readers e tablets podem exigir menos esforço visual desse público. A PLos ONE é uma revista científica de livre acesso online publicado pela Public Library of Science.

Os estudos revelam que as pessoas preferem ler livros em papel. Porém, quando os movimentos dos olhos foram comparados com a aferição da atividade cerebral, o desempenho deles foi melhor quando utilizaram leitores digitais e suas telas retroiluminadas.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando dois dados: o tempo necessário para fixação visual e a medida da atividade cerebral (realizada por meio de um eletroencefalograma). E os resultados apontaram que os idosos com idade entre 60 e 77 anos, apresentaram menor atividade cerebral quando a leitura foi feita em um tablet. Isso levou os autores a concluir que este efeito ocorre devido a uma melhor discriminação do texto nas telas retroiluminadas.

No entanto, uma preocupação dos oftalmologistas são os tipos de iluminação e o contraste das letras com o fundo do equipamento. “As queixas dos leitores de e-readers e tablets são similares as de quem utiliza o computador comum ou o notebook para ler: vista cansada, desconforto com a luminosidade da tela e dores de cabeça após a leitura”, diz o oftalmologista Eduardo de Lucca (CRM-SP/70.723).

Mas para superar esse problema, Eduardo tem algumas dicas, entre elas está a importância de posicionar o livro digital abaixo dos olhos e ler em locais com iluminação mais próxima da natural. Além disso, também é bom realizar uma pausa obrigatória durante a leitura. O ideal é uma parada de aproximadamente 5 minutos, a cada 50 ou 60 minutos. O leitor deve dirigir seu olhar para um local distante, através de uma janela, por exemplo.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*