Leitura na infância favorece a inteligência

Não é novidade que o hábito de ler é fundamental para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. Agora, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Edimburgo e pela King’s College de Londres comprovou cientificamente aquilo que muitas mães não cansam de repetir para os seus filhos: ler bem no início da infância pode afetar positivamente a inteligência da pessoa para o resto da vida.

O estudo acompanhou 1.890 pares de irmãos gêmeos por nove anos e constatou que os indivíduos que se davam bem com os livros a partir da fase de alfabetização desenvolveram habilidades cognitivas superiores na adolescência. Além disso, os leitores desenvolveram também uma vantagem intelectual estendida à capacidade de raciocínio em testes não relacionados com a literatura.

Antônio Afonso (CRB-6/2637), presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), comemora o resultado da pesquisa. “Trazendo para a nossa realidade, esse estudo reforça não só a importância da leitura, mas também a necessidade de que seja ampliado o número de bibliotecas no Brasil, fazendo valer a Lei das Bibliotecas”. Para ele, a biblioteca deve ser encarada como um fundamental local de conhecimento, assim como a presença do profissional bibliotecário nesses espaços.

NOTA3 

Leitura na Praça       

Estimular o hábito de leitura. Esse é o objetivo do projeto Santa Leitura na Praça que, no primeiro domingo de cada mês, reúne dezenas de livros (para crianças e adultos) e leitores na Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. É só chegar, pegar aquela obra que lhe interessa, sentar-se em um banco ou à sombra de uma árvore e viajar na leitura. Contação de história e recitação de poemas também fazem parte das atrações do evento, que é realizado sempre das 09h às 13h. Mais informações você encontra na fanpage do Santa Leitura. Participe!

NOTA3.1

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*