Literatura nas praças de Uberaba

Despertar o interesse pela literatura entre os alunos da educação infantil e torná-los multiplicadores de leitura. Esses são os objetivos do Literatura nas Ruas, projeto idealizado em Uberaba (MG) pelo professor municipal Diovane Ribeiro. Segundo ele, a ação surgiu de uma necessidade pessoal de não apenas comprovar a importância dos livros na educação infantil, mas também verificar quais instrumentos poderiam ser usados para estimular o gosto dos alunos pela leitura.

Por meio de parceria com a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso – que doou exemplares – Diovane coletou diversas obras. Após lerem os títulos doados, as crianças tiveram como tarefa confeccionar marcadores de livros para distribuição, junto com as obras, na praça central de Uberaba. “À vontade com a situação, as crianças cumpriram com suas responsabilidades como se fosse algo natural e presente na rotina”, salienta o professor.

NOTA 2

O projeto foi encerrado com o sarau Contos e Poesias, uma Homenagem ao Poetinha, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta, escritor e compositor Vinícius de Moraes. O Literatura nas Ruas foi um dos finalistas da sétima edição do Prêmio Vivaleitura, na categoria 2, destinada a escolas públicas e particulares. “Após esta experiência, saio com a força revigorada e mais convicto de que tudo é possível. Basta acreditar”, afirma Diovane.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

One Comment