Livro “Páginas de uma Bibliotecária”

Escrito por uma bibliotecária capixaba que dedicou a vida ao acesso de comunidades carentes à leitura, a obra representa um importante registro para o ofício no Espírito Santo

A bibliotecária aposentada Marli Coppo (CRB-6 ES/134) é a autora do livro “Páginas de uma Bibliotecária”, lançado em 2014, um registro dos 29 anos em que atuou na Biblioteca Pública do Espírito Santo. A autora conta que a obra é um apanhado de situações vivenciadas em sua trajetória profissional, nas décadas de 1980 e 1990, período em que se mobilizou para implantar bibliotecas em comunidades carentes na Grande Vitória e no interior do Estado.

Para a escritora o trabalho de um bibliotecário é extremamente importante na formação humana (Foto: Divulgação)

Para a escritora o trabalho de um bibliotecário é extremamente importante na formação humana (Foto: Divulgação)

Pioneira na iniciativa, ela tinha que, literalmente, abrir caminhos para democratizar o acesso à leitura no Espírito Santo, além de ser criativa para mudar a mentalidade predominante a respeito da relevância das bibliotecas na formação humana, inclusive de governantes. Foi o amor pela causa e pela profissão seu grande combustível nessa empreitada. “Meu desejo com essa obra é mostrar para os estudantes de Biblioteconomia e novos profissionais que, antes, mesmo sem a tecnologia dos dias atuais, executávamos com maestria nossa função de promover a literatura”, afirma a escritora.

Entre os destaques do livro, Marli relembra as memórias curiosas, como o trabalho realizado em presídios. “Todas essas experiências sempre tiveram o intuito de levar a leitura para todos os capixabas”, reflete.

Livro conta trajetória profissional da bibliotecária Marli Coppo

Livro conta trajetória profissional da bibliotecária Marli Coppo

A obra relata, ainda, um pouco da história da Biblioteca Pública do Espírito Santo que, com mais de 160 anos, foi a quinta a ser criada no Brasil.

O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-6) já contou um pouco da história da Biblioteca Pública do Espírito Santo. Confira aqui.

Na sede do CRB-6, em Belo Horizonte, há exemplares do livro “Páginas de uma Bibliotecária” disponíveis.

Serviço
Livro: Páginas de uma Bibliotecária
Autor: Marli Coppo
Número de Páginas: 45 páginas
Editora: Espaço Livros

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

One Comment