Mais cultura para a capital mineira

Com relevante valor histórico, o MIS Cine Santa Tereza reabre suas portas como um espaço dedicado à sétima arte que integra, ainda, uma nova biblioteca para Beagá

Fechado há mais 10 anos, o Cine Santa Tereza foi reinaugurado, no final do mês de abril, como o MIS Cine Santa Tereza. Vinculado ao Museu da Imagem e do Som (MIS) da Prefeitura de Belo Horizonte, esse é o primeiro cinema público de rua da capital mineira, construído em 1942, com projeto assinado pelo arquiteto italiano Rafaello Berti. Funcionando agora no mezanino do edifício, localizado na Praça Duque de Caxias, na região leste da capital, o novo Cine Santa Tereza traz muito mais que exposições e mostras de filmes. A população ganhou, também, um novo espaço para leitura: a Biblioteca Pública do Cine Santa Tereza.

A bibliotecária, Ana Amélia Martins, acredita que a biblioteca é o coração da cultura (Foto: Divulgação)

A bibliotecária, Ana Amélia Martins, acredita que a biblioteca é o coração da cultura (Foto: Divulgação)

O MIS Cine Santa Tereza veio para suprir uma demanda de moradores do bairro por uma alternativa de local voltada, especificamente, para difusão, circulação e criação artística.  E não há lugar melhor que uma biblioteca para o fomento de ações culturais e a promoção da literatura. A bibliotecária Ana Amélia Martins (CRB-6/2991) enfatiza que o espaço nasceu dentro de um equipamento cultural público e é fruto do Orçamento Participativo. “A leitura é como o coração de todas as artes, por isso a Fundação Municipal de Cultura resolveu implantar esse espaço no novo Cine Santa Tereza”, afirma.

Acervo da biblioteca inclui exemplares sobre a sétima arte (Foto: Divulgação)

Acervo da biblioteca inclui exemplares sobre a sétima arte (Foto: Divulgação)

Integrada à rede municipal, a Biblioteca do Cine Santa Tereza oferece desde os serviços tradicionais, como clube de leitura e orientação de pesquisa, além de promover atividades que façam uma interlocução entre a literatura e o cinema.  Seu acervo é composto por obras sobre as artes audiovisuais, especialmente a sétima arte, além de títulos voltados ao público infanto-juvenil, literários, de humanidades, ciências sociais, entre outros. Foram adquiridos pela Fundação Municipal de Cultura cerca de mil títulos para incrementar a biblioteca.

Serviço
Biblioteca Pública do MIS Cine Santa Tereza
Bibliotecária: Ana Amélia Lage Martins (CRB-6/2991)
Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza – Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Telefone: (31) 3277-4699
Site: http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/content/mis-cine-santa-tereza

Bibliotecas modelo
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*