Medalha Etelvina Lima irá premiar instituições e profissionais de destaque na Biblioteconomia

Junto às comemorações do Dia do Bibliotecário, celebrada em 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) irá realizar a entrega da medalha Etelvina Lima, em março de 2013, a diferentes instituições e profissionais de destaque da Biblioteconomia em Minas Gerais e Espírito Santo. A premiação ocorre desde o ano de 2005.

Ou seja, a começar pela última premiação, que aconteceu em 2010, surgem algumas mudanças. Bibliotecários capixabas serão prestigiados com a honraria, já que desde 2010 o extinto Conselho Regional de Biblioteconomia 12ª Região (CRB-12), do Espírito Santo, foi transformado em delegacia do CRB-6. Essa mudança aconteceu por meio de resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).

Assim, o CRB-6 irá premiar um profissional de destaque, uma pessoa física ou jurídica, do setor público, e uma pessoa física ou jurídica, do setor privado, que tenham se destacado com ações em defesa da Biblioteconomia, em ambos os estados. Após a escolha dos indicados nas três categorias, por uma comissão especifica do CRB-6, os profissionais de destaque deverão ter seus nomes divulgados para votação, no site do Conselho.

Pretende-se com a honraria alcançar as áreas de atuação do profissional da Biblioteconomia em Minas Gerais e Espírito Santo, além de premiar e estimular representantes dos setores público e privado que reconheçam e atuem na dignificação da profissão, ao mesmo tempo em que divulga a profissão e lhe dá a dimensão devida na sociedade e no mercado de trabalho.

Agda Vaz Tonelli Menezes, em 2010, Cláudia Andrade de Barros, em 2008, e Maria Helena Santos, em 2005, foram as profissionais agraciadas com a medalha até hoje. A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e a Companhia Vale foram as instituições agraciadas na última edição da premiação.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*