Melhores iniciativas de estimulo à leitura serão premiadas

Inscrições para Prêmio Ricardo Oiticica estão abertas até 30 de maio

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Ricardo Oiticica, que homenageará as iniciativas que mais se destacaram no estímulo à leitura, independentemente do porte da organização promotora da ação, meio de difusão ou linguagem utilizada.

(Imagem: Divulgação)

Os interessados podem se inscrever até 30 de maio, pelo site do Ricardo Oiticica. Podem participar projetos de leitura realizados no Brasil e que estejam em curso durante o ano da premiação. O prêmio para os primeiros colocados será de R$ 5 mil e visa apoiar a continuidade da ação. São duas categorias em disputa:

  • Oralidade: projetos que valorizam a arte de contar histórias para promover a leitura;
  • Mediação: Projetos que relatem/apresentem ações de formação de mediadores e seus desdobramentos em diferentes espaços como escolas, bibliotecas, museus etc.

Os vencedores deverão comparecer à cerimônia de premiação, participar de uma jornada aberta ao público para expor e debater o projeto – que passará a integrar a plataforma Cartografias – e entregar uma cópia dos registros da ideia premiada ao arquivo da Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Caso o vencedor não seja do Rio de Janeiro, o Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer), responsável pela promoção, custeará a passagem e hospedagem de um representante.

O resultado será divulgado no portal do iiLer em 30 de junho deste ano. A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 31 de julho, em local e horário a ser definidos.

Além do iiLer, o prêmio é uma realização da Cátedra Unescode Leitura PUC-Rio, com o apoio da Vice-Reitoria de Desenvolvimento, em memória de seu ex-diretor Ricardo Oiticica. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail premioricardooiticica@iiler.puc-rio.br ou pelo telefone (21) 3527-1831.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*