Mestranda de São Paulo vence o Prêmio Da Vinci Huis – IASL 2012

Fernanda Caires, vencedora do Prêmio Da Vinci Huis - IASL 2012

Fernanda Caires, vencedora do Prêmio Da Vinci Huis - IASL 2012

A bibliotecária Fernanda Medeiros Caires, de São Bernardo do Campo (SP), irá representar a classe bibliotecária brasileira junto a Fundação Da Vinci Huis e a International Association of School Librarianship (IASL) durante dois anos. Fernanda venceu o mais recente Prêmio Da Vinci Huis – IASL Fund for Brasil, o que irá lhe garantir também participação, como convidada de honra, no 41º Congresso Internacional da IASL, que será realizado de 11 a 15 de novembro, na cidade de Doha, capital do Qatar.

Fernanda atua no Colégio Maria Imaculada Chapel School, de São Paulo (SP), como gerente das atividades técnicas e administrativas da biblioteca, além de coordenar o desenvolvimento de atividades com alunos e professores. A bibliotecária possui mais de 11 anos de experiência profissional, sendo que os últimos cinco anos têm sido dedicados ao trabalho em bibliotecas escolares. Atualmente, a bibliotecária é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (USP).

O diferencial da bibliotecária reside em dois trabalhos distintos, mas interligados. Na Chapel School, Fernanda desenvolve projetos de incentivo à leitura, contação de histórias, feira de livros e atividades de aprimoramento das competências dos alunos em pesquisas. Na outra ponta, a bibliotecária desenvolve pesquisa, como mestranda, na área de bibliotecas escolares e públicas. Por meio dessa pesquisa, Fernanda trabalha atualmente em um programa de atividades socioculturais com crianças da comunidade de Paraisópolis, na periferia da cidade de São Paulo. Segundo Fernanda, o objeto da pesquisa é investigar a apropriação cultural que bibliotecas promovem.

“Participar da Conferência da IASL seria importante não só para os alunos da escola em que trabalho, mas também para a comunidade de bibliotecários com a qual me relaciono e que desenvolve trabalho similar ao meu, uma oportunidade notável de atualização e aprimoramento”, afirma.

PRÊMIO DA VINCI HUIS – IASL FUND FOR BRASIL

A premiação Da Vinci Huis – IASL objetiva dar meios para que jovens bibliotecários(as), que trabalhem e vivam no Brasil, e que sejam interessados em bibliotecas escolares e sua função educativa, participem de congressos da IASL. O prêmio foi criado em 2009. Ficou interessado? Confira aqui o último edital do concurso.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*