MINHA BICCATECA: Nossa Biblioteca hoje – clara, bonita e padronizada. Um lugar onde todos querem estar!

Celso de Assis
Bibliotecário CRB-6/2285
SENAI Betim CETEM – Centro de Excelência em Tecnologia e Manufatura Maria Madalena Nogueira

Antes da renovação, nossa biblioteca era um lugar sombrio, pequeno demais e sem condições nenhuma de receber uma turma de 20 alunos. Era muito apertado e os usuários tinham que se “desdobrar” para não atrapalhar o colega em sua atividade.

Hoje, nossa biblioteca é outra. É um ambiente claro, bonito e padronizado, com espaço móvel de qualidade e estrutura adequada ao que nosso usuário merece.

Todos vibram com o ambiente, o olhar é de satisfação e orgulho de quem vê algo lindo, um lugar que dá vontade de permanecer por muito tempo. Cada mobiliário tem um design perfeito, com cores claras que dão vida e beleza ao local.

Depois do processo de renovação de nossa biblioteca com mobiliário Biccateca tudo mudou e, principalmente, a procura aumentou. Hoje temos instrutores que trazem seus alunos para fazer atividades na biblioteca, o que antes não faziam, e temos agenda para a semana toda. Com a ampliação e reforma, nosso usuário tem vindo mais à biblioteca à procura de novidade. É por essa razão que, como bibliotecário responsável, eu recomendaria a Biccateca sempre. Pelo atendimento, compromisso e qualidade do produto, sem falar na ajuda na hora da montagem.

A estratégia que utilizei para conseguir essa renovação é simples: buscar pessoas na instituição que também ansiavam por mudanças e tinham poder de decisão para fazê-lo (sem desistir se as coisas demorassem um pouco a acontecer!). Sempre tive a certeza de que precisávamos deste espaço, até mesmo pelo público grande que atendemos. Por essa razão, eu sempre tinha o projeto de ampliação em mãos e sempre repassava ao novo gerente. O projeto sempre voltava para a gaveta. Com o gerente Anderson Rodrigo Paschoal, foi diferente. Ao fazer o pedido, ele na hora topou, afinal, sempre achou nosso espaço pequeno e pobre demais e, de antemão, indicou o supervisor Hudson da Silva de Assis e sua equipe para nos ajudar. Hoje somos gratos por este presente.

Alguns relatos de alunos da unidade:

“Certo escritor disse que ‘a vantagem do conhecimento é que, com ele, se pode adquirir sabedoria’. O mesmo escritor enfatiza a importância de um lugar tranquilo e silencioso para que se possa tirar pleno proveito da leitura e meditação. A nova biblioteca trouxe esse espaço para nós, alunos do SENAI. Aproveitando bem o espaço e com acomodações bem distribuídas, posso dizer que esse novo lugar de leitura, estudo e pesquisa será o ambiente mais usado pelos alunos nos horários reservados para isso”.

 Jeder Oliveira, Turma AIEM01I.

“A biblioteca do SENAI Betim CETEM sempre foi um dos meus locais de estudos e desenvolvimento. Agora, com a reforma estrutural, a nova biblioteca encontra-se mais organizada, espaçosa, bonita, aconchegante, agradável. Esse maravilhoso espaço de estudos, que possibilita o crescimento pessoal e profissional, é de extrema importância para todos nós, alunos dessa instituição. Sendo assim, são bastante satisfatórias as melhorias concedidas em todos os aspectos dessa nova biblioteca.”

Letícia Nunes Siqueira, Turma TE05T

“A ideia que sempre tive de uma biblioteca é semelhante à imagem que uma criança tem dos pais quando precisa de ajuda nos momentos de apuros. E quando se trata da biblioteca do SENAI Betim CETEM eu tenho um carinho especial e um aperto no coração. Carinho, pois foi a biblioteca que me abriu as portas para um novo mundo de possibilidades e conhecimento. Foi lá que aprendi que a maior barreira que podemos encontrar é a nossa própria ignorância, aprender é o que move a vida. Longe de mim citar apenas o conhecimento aprendido nos livros, nas disciplinas ao longo do curso. Aprendi também o quanto o fator humano é importante na nossa formação e as pessoas que encontrei na biblioteca do SENAI foram e ainda são muito importantes para mim, me ensinaram que a dedicação e a competência é o que nos diferencia e nos torna especiais. Em contrapartida, me vem um aperto no coração por ter tão pouco tempo para aproveitar a nova biblioteca. Não que agora ela seja melhor que antes, mas posso dizer que a equipe do SENAI BETIM tem a biblioteca que merece, ampla, com mais recursos, mais livros e com a mesma receptividade da mãe que abre os braços quando o filho chega em casa. Dando-me o direito ao egoísmo, gostaria de fazer mais cursos na unidade para poder sentar-me à mesa da biblioteca e cumprimentar os mesmos sorrisos acolhedores que trabalham atrás da bancada. Mas sendo um pouco mais justa, fico feliz ao pensar que quem chega em nossa casa irá se sentir à vontade, com uma janela enorme diante dos olhos, esperando para ser aberta. A biblioteca vai muito além das paredes,”

Brunna Juliano de Oliveira, Turma TM10N

Antigo layout da Biblioteca SENAI Betim CETEM “Maria Madalena Nogueira" (Foto: Divulgação)

Antigo layout da Biblioteca SENAI Betim CETEM “Maria Madalena Nogueira” (Foto: Divulgação)

Novo layout com Estantes Slit

Novo layout com Estantes Slit

Novo layout com Armários Multi

Novo layout com Armários Multi

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*