Mudanças nas políticas públicas para bibliotecas no Brasil começam a ser pensadas

Criado há mais de duas décadas, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura é um órgão federal subordinado ao Ministério da Cultura que tem por principal objetivo promover o avanço do funcionamento da atual rede de bibliotecas.

O SNBP foi instituído para induzir políticas públicas que incentivem a democratização do acesso à informação e à leitura, que resultem na formação de cidadãos leitores. O sistema estimula Estados e Municípios a criarem ações que visem a melhoria das bibliotecas do país.

Antes de sua consolidação, os investimentos nas bibliotecas de todo país estavam baseados exclusivamente na produção de livros. Essa realidade mudou depois que o Ministério da Cultura adotou um conceito de cultura mais abrangente, que leva em consideração as particularidades das regiões brasileiras. Assim, ao se programar uma biblioteca, são consideradas especificidades locais e territoriais. Exemplos disso são as bibliotecas comunitárias e os pontos de leitura.

Desde o início do sistema, já foram implantadas e modernizadas mais de 3.000 bibliotecas públicas no Brasil. O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) também contribuiu para essa melhoria, já que tem por objetivo fomentar e democratizar a leitura por meio de políticas, programas e ações de incentivo.

Segundo a coordenadora do SNPB, Elisa Machado, o sucesso do sistema depende de investimentos do Governo do Estado. Ela também ressaltou que não basta ter um acervo bem organizado e dinâmico: “é preciso uma equipe capacitada para atuar como mediadores de leitura e, acima de tudo, como agentes culturais locais.”

Browse the Boletim archive. Area: . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*