Como instituição que representa a classe bibliotecária nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, por meio da fiscalização profissional, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) manifesta sua solidariedade à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, após incêndio que atingiu o 3º andar da Biblioteca no último dia 23 de dezembro.
Em nota, o Governo de Minas informou que o incêndio destruiu “apenas móveis, material de escritório e alguns computadores” já que no espaço funciona a parte administrativa da Biblioteca. Ainda segundo o Governo, o acidente “não causou danos nem ao Patrimônio Público nem ao acervo da Biblioteca” e atingiu cerca de 5% do espaço.
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebe diariamente cerca de 1.500 pessoas e possui mais de 230 mil títulos. O centro de informação foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954, sob o aval do então governador Juscelino Kubitschek, integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e é considerada biblioteca modelo pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, como referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros.
3 Comments