Novo prazo para reinauguração da Biblioteca Demonstrativa

Um dos espaços mais importantes de Brasília está fechado desde 2014

Após uma série de adiamentos, o Ministério da Cultura (MinC) fixou novo prazo para a reinauguração da Biblioteca Demonstrativa de Brasília Maria Conceição Moreira Salles (BDB): novembro de 2018. A instituição está interditada desde 2014, quando a Defesa Civil do Distrito Federal detectou risco de queda na marquise principal. A reforma custará R$ 2,6 milhões.

Fachada da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, em 2016 (Imagem: Wikimedia Commons)

A biblioteca foi inaugurada na década de 1970 e hoje está subordinada ao Departamento do Livro, Leitura e Bibliotecas do Minc. Em entrevista ao Correio Braziliense, o diretor do Departamento, Guilherme Relvas, fez uma retrospectiva das obras já realizadas. Ele conta que, em 2016, uma empresa foi contratada para elaborar o projeto executivo, mas a proposta apresentada não atendeu às exigências do Ministério. Com isso, foi necessário refazer o planejamento e o prazo para entrega se estendeu além do acordado.

“A meta da atual gestão é entregar (a biblioteca) até o fim do ano. Estamos trabalhando na infraestrutura, concepção dos espaços, retomada e inovações nos serviços prestados e aquisições para modernizar o acervo”, afirma. O processo de licitação para contratação da empresa que realizará a obra termina no fim de abril.

Os serviços, porém, serão retomados antes da conclusão das obras. Segundo Guilherme Relvas, a Caravana BDB deve voltar a percorrer as cidades-satélite em maio, levando leitura, rodas de histórias, música e teatro para a população. “Enquanto isso, voltamos a atender a comunidade. O escritório de direitos autorais está aberto e promoveremos atividades culturais. É uma biblioteca que deve ser um modelo para a rede de bibliotecas do Brasil em todos os sentidos: inclusão, inovação, tecnologia e acervo. Estamos nos referenciando com estabelecimentos nacionais e internacionais.”

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*