Para estreitar laços, SNBP e FEBAB inauguram novos sites

Duas importantes instituições relacionadas à Biblioteconomia reformularam recentemente seus respectivos sites: o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Em ambos, o design das páginas está baseado em cores mais claras, fontes em formato expandido e fácil visualização de tópicos e menus.

“O site é composto por um menu superior, onde é possível visualizar dados institucionais do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e um segundo menu onde encontram-se os serviços oferecidos pelo órgão, tais como diretrizes, editais, informações de interesse a área, além de notícias e agenda” pontua a coordenadora de relacionamento e formação da SNBP, Hanna Gledyz.

Para ampliar sua rede contatos, a FEBAB explicitou na nova página o acesso às redes sociais, aos cursos de ensino à distância, à loja virtual da entidade e a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), dentre outros tópicos.

OBJETIVOS

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas foi instituído pelo Decreto Presidencial 520, de 13 de maio de 1992, como um órgão subordinado diretamente a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A instituição desenvolve ações conjuntas com outros órgãos, programas e projetos na área de leitura, literatura e bibliotecas como, por exemplo, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e os Agentes de Leitura. Em 2010, juntamente com a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) do Ministério da Cultura, lançou o I Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais com o objetivo de identificar o perfil destes equipamentos culturais no Brasil.

A partir das suas próprias palavras, a FEBAB credita o seu surgimento com base na “proposta apresentada por Laura Russo e Rodolfo Rocha Júnior no 2º Congresso de Biblioteconomia e Documentação, realizado em Salvador”. A Federação foi fundada em 26 de julho de 1959, tendo como principal objetivo defender e incentivar o desenvolvimento da profissão.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*