PBH e SABIC preparam diagnóstico das bibliotecas comunitárias na capital mineira

As bibliotecas comunitárias de Belo Horizonte serão mapeadas. Com esse intuito duas instituições, uma pública e outra da sociedade civil, se unem: a Fundação Municipal de Cultura (FMC/PBH) e a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SABIC/BH). Para realizar esse diagnóstico, a FMC e a SABIC pedem o seu auxílio: caso você conheça alguma iniciativa da sociedade civil pela democratização do acesso à leitura, entre em contato por meio do e-mail dpbpl.fmc@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-4648.

Segundo a SABIC, a entidade foi fundada em 2005, com o objetivo de unir, fortalecer e ampliar as bibliotecas comunitárias em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A entidade reuniu agentes culturais e gestores de 18 bibliotecas comunitárias em torno da idéia de promover a atuação em rede e o intercâmbio. A fundação da entidade é fruto de um processo de mobilização iniciado em 2003.

Já a FMC tem por finalidade planejar e executar a política cultural do Município de Belo Horizonte por meio da execução de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural. A Fundação foi instituída pela Lei 9011, em 1º de janeiro de 2005. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura possui autonomia administrativa e financeira, assegurada, especialmente, por dotações orçamentárias, patrimônio próprio, aplicação de suas receitas e assinatura de contratos e convênios com outras instituições.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*