PELLLB-MG inicia sua segunda etapa

Plano de ação já foi elaborado

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) esteve presente nas reuniões do Grupo de Trabalho Executivo (GT) do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais (PELLLB-MG), iniciado em setembro de 2016 e que visa alinhar as metas e diretrizes de seu plano de ação. Segundo o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, a primeira fase foi concluída e a minuta do plano já foi elaborada. A segunda etapa é a de regionalização das discussões.

Nessa segunda etapa, serão realizados fóruns regionais em sete municípios de Minas Gerais, que foram selecionados conforme critérios como, por exemplo, o de participação na primeira pesquisa sobre o Índice de Leitura e Comportamento dos Leitores, realizada pela Câmara Mineira do Livro. Possuir em seu território uma Superintendência Regional de Ensino também foi um dos requisitos.

Varginha, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia, Teófilo Otoni e Belo Horizonte são os municípios selecionados. Araxá também receberá integrantes do GT para apresentação de proposta. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) tem atuado em parceria com o GT e cederá sua base de consulta pública, além de colaborar com a realização dos fóruns regionais e plenária final, que será promovida na capital.

Os fóruns regionais serão espaços destinados a reunir a sociedade civil e autoridades públicas das esferas estadual e municipal, a fim debater e propor, coletivamente, ações prioritárias para cada região de Minas Gerais. De forma a assegurar o direito à cidadania e o acesso de toda a população ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, esta fase do PELLLB-MG contará com a participação efetiva do poder público, dos bibliotecários, das editoras, das gráficas, dos livreiros, dos escritores e de toda a sociedade civil do Estado.

Mais informações sobre o plano e as datas de realização dos fóruns regionais serão divulgadas em breve.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*