Planetas do saber

Série de vídeos de animação explica o funcionamento das bibliotecas da UFMG para os alunos

São 25 bibliotecas, uma em cada prédio, que reúnem acervos específicos relacionados a cada área de conhecimento. Pensando nisso, o Sistema de Bibliotecas está produzindo uma série de vídeos de animação para orientar os calouros na utilização destes espaços e mostrar quais as possibilidades de interação  que existem em cada um deles.

(Imagem: Reprodução YouTube)

No primeiro vídeo, o astronauta X-25 guia os estudantes pela universidade, descreve quais os principais serviços oferecidos e informa como ter acesso a eles. A animação está disponível no canal do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Em breve, outras informações serão divulgadas por lá – inscreva-se já para acompanhar as novidades.

Processo criativo
A ideia de representar as bibliotecas como “planetas do saber” surgiu a partir da exposição Uma viagem interplanetária pelo Sistema de Bibliotecas, realizada em 2017, na UFMG. “O tema nos pareceu uma metáfora perfeita para simbolizar o Sistema de Bibliotecas, a conexão entre as unidades e a grandeza de informações contidas nesse universo”, explica Rita Davis, aluna do curso de Design e uma das responsáveis pela identidade visual da mostra, em entrevista para o site da UFMG.

A paleta de cores, as imagens dos planetas e a tipografia foram escolhidas para dar à mostra um ar de diversão. Isso foi desdobrado para os vídeos, com a criação de roteiros e storyboards. “No processo de animar, normalmente desenhamos as poses-chave e ‘conectamos’ o movimento de cada uma. Quando a animação está pronta, faz-se a limpeza, momento em que os traços são redesenhados com atenção maior para os detalhes. Por fim, cada desenho é colorido”, conta Camila Pawlowski, estudante de Cinema de Animação da UFMG, responsável pela criação dos vídeos.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*