Presidente do CRB-6 visita UNIFOR e Editora Fórum para defender a função do Conselho

"Antônio Afonso, presidente do CRB-6, com profissionais da Editora Fórum"

Uma dúvida sobre o serviço de confecção da Cédula de Identidade do Bibliotecário (CIB) foi o ponto de partida para que o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Antônio Afonso (CRB-6/2637) realizasse visita à Editora Fórum, no dia 27 de junho, e esclarecesse algumas dúvidas que os bibliotecários que integram a equipe da editora tinham até então.

Segundo Antônio, a dúvida de uma bibliotecária da editora foi encaminhada do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) ao CRB-6. Após conversar com essa profissional e visualizar a oportunidade de esclarecer os outros seis bibliotecários da Fórum, o presidente foi à editora.

Conforme foi divulgado no boletim eletrônico de 11 de junho, o serviço de confecção da Cédula de Identidade do Bibliotecário (CIB) está suspenso temporariamente. Entretanto, a emissão da Carteira de Identidade Profissional (CIP), por parte do CRB-6, está disponível normalmente. A suspensão da emissão das CIBs acontece em decorrência do trabalho de centralização desse serviço, pelo CFB.

“Pude explicar para a bibliotecária Luciana Gonçalves e aos demais bibliotecários a função e a atuação do CRB-6”, lembra Antônio Afonso. Os conselhos profissionais, dentre eles o CRB-6, são autarquias federais em que os profissionais eleitos exercem seus cargos voluntariamente e se responsabilizam administrativamente por sua gestão pública. Os Conselhos Regionais de Biblioteconomia foram criados pela Lei nº. 4084, de 30 de junho de 1962.

“O encontro foi bastante proveitoso, além de representar uma oportunidade de contato direto com um representante do CRB-6”, afirma a bibliotecária Tatiana Duarte, do setor editorial da Editora Fórum. “Espero que no futuro o CRB-6 e a Editora Fórum possam realizar parcerias, para cada vez mais divulgar a profissão e o fazer do profissional bibliotecário”, completa o presidente do Conselho.

UNIFOR

"Antônio Afonso, presidente do CRB-6, com profissionais da Editora Fórum"

Ainda no mês de junho, Antônio Afonso também esteve no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) para defender a palestra “Bibliotecário – Uma Profissão Regulamentada”. A palestra foi realizada no dia 11, para acadêmicos da UNIFOR. Na apresentação, o presidente do CRB-6 falou a respeito das profissões regulamentadas e também das atribuições e da atuação do Conselho.

“É extremamente importante o contato dos discentes com o CRB-6, pois, através desse contato, o aluno conhecerá seus deveres e direitos no momento em que se tornar bacharel em Biblioteconomia e irá fazer seu registro no Conselho a fim de exercer a profissão legalmente”, comentou a coordenadora do curso de Biblioteconomia da UNIFOR, professora Margarita Rodrigues Torres, em ocasião da palestra.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*