Projeto de bibliotecas móveis leva cultura a agricultores rurais

Biblioteca na comunidade

A cultura sendo levada para as comunidades por meio de um pequeno móvel de madeira pode parecer estranho, mas, é o que propõe o projeto Arca das Letras, na cidade de Angical, no Piauí.

Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Arca das Letras visa a aumentar o acesso da população rural à leitura. Até dezembro de 2012, mais de 530 bibliotecas já haviam sido instaladas no Estado. Presente em aproximadamente 90 municípios do Estado, a ação atende 43 mil famílias em assentamentos rurais há cerca de quatro anos.

Os livros chegam às comunidades em um móvel de madeira. No acervo, é possível encontrar clássicos da literatura, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Os aposentados Luís do Rego Monteiro, 71 anos, e Maria de Jesus, 62, foram incentivados pelas filhas a participar. Hoje, eles dedicam um tempo do dia para os livros e já aprenderam a ler algumas palavras.

Já a agricultora familiar Maria Aparecida da Conceição Silva, 56 anos, é outro exemplo de superação. Ela afirma que gosta de estudar a gramática dos livros. “Quero aprender cada vez mais. Gosto de poesia, mas tenho lido os exemplares de português para aprender melhor a língua”, disse.

Fonte: G1. Editado pelo CRB-6.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*