Reportagem destaca investimento de bibliotecas em tecnologia para atrair leitores

Reportagem do jornalístico Globo News destacou no último dia 13 de novembro uma questão que interessa aos profissionais da Biblioteconomia e, sobretudo, aqueles que trabalham em bibliotecas públicas: maneiras de atrair leitores para esses centros de informação atualmente. De acordo com apuração do programa, alguns meios já podem ser usados: oferta de internet wi-fi, do conteúdo impresso em formato digital, de cadeiras ergonômicas e mobiliário adequado.

“Uma biblioteca tem o aprofundamento do conhecimento que, com certeza, não está na internet. A internet dá dicas para você chegar a esse conhecimento mais profundo”, endossa a diretora da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Antonieta Cunha. “A biblioteca é o lugar onde tudo aquilo que a humanidade fez de importante está guardado”, complementa Rodrigo Oliveira, estudante de Filosofia.

Apesar de mostrar esses caminhos, a reportagem também reforça o baixo número de bibliotecas existentes no País hoje. “No Brasil, a leitura é um privilégio de classe. 60% das escolas públicas do País não têm bibliotecas. Então, a leitura digital ainda não está muito democratizada. O acesso a computador no Brasil ainda é elitista”, afirmou Andréa Pavão, professora da Universidade Federal Fluminense, ao programa.

Clique aqui e assista a reportagem completa.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*