Resgate cultural no Centro de BH

Descaso, abandono, insegurança foram, por muito tempo, palavras utilizadas para descrever a região próxima à Praça Ruy Barbosa, mais conhecida por Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte.  Mas a realidade do local começou a mudar, quando, em 2005, recebeu o Museu de Artes e Ofícios e em 2009, o Espaço CentoeQuatro.

O prédio do Espaço CentoeQuatro abrigou, por muito tempo, a antiga fábrica de materiais têxteis, a 104 Tecidos. Permanecendo desativado até 2009, hoje recebe diversas atrações culturais, como mostras de arte contemporânea e uma noite dedicada ao samba de gafieira. Possui, ainda, um cinema, um café e uma biblioteca.

A biblioteca é fruto da parceria entre o Espaço e a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SABIC). Composta por obras especializadas em artes visuais, ela é comunitária e está aberta ao público para consulta local. Os interessados podem visitá-la de segunda a sexta, das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 13.

Além de estudantes de Artes Visuais, a biblioteca é frequentada, também, por pessoas que transitam pelo Centro. É o que informa a estagiária de Biblioteconomia Pétalah Lotti, que trabalha no local. Ainda segundo ela, as pessoas que vão ao espaço de leitura também costumam visitar os outros ambientes do CentoeQuatro.

nota_3

O coordenador da SABIC, Eduardo Barbosa, conta que, depois de participar de um curso, decidiu montar uma biblioteca, mas não tinha espaço para isso. A partir daí, surgiu a ideia de buscar parceria com o Espaço CentoeQuatro: “o nosso trabalho funciona da seguinte forma: eles cedem o espaço e nós desenvolvemos o projeto de leitura.” Ainda segundo ele, graças a doações, o acervo aumentou de 1.500 para 4.000 obras.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*