Descaso, abandono, insegurança foram, por muito tempo, palavras utilizadas para descrever a região próxima à Praça Ruy Barbosa, mais conhecida por Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. Mas a realidade do local começou a mudar, quando, em 2005, recebeu o Museu de Artes e Ofícios e em 2009, o Espaço CentoeQuatro.
O prédio do Espaço CentoeQuatro abrigou, por muito tempo, a antiga fábrica de materiais têxteis, a 104 Tecidos. Permanecendo desativado até 2009, hoje recebe diversas atrações culturais, como mostras de arte contemporânea e uma noite dedicada ao samba de gafieira. Possui, ainda, um cinema, um café e uma biblioteca.
A biblioteca é fruto da parceria entre o Espaço e a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SABIC). Composta por obras especializadas em artes visuais, ela é comunitária e está aberta ao público para consulta local. Os interessados podem visitá-la de segunda a sexta, das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 13.
Além de estudantes de Artes Visuais, a biblioteca é frequentada, também, por pessoas que transitam pelo Centro. É o que informa a estagiária de Biblioteconomia Pétalah Lotti, que trabalha no local. Ainda segundo ela, as pessoas que vão ao espaço de leitura também costumam visitar os outros ambientes do CentoeQuatro.
O coordenador da SABIC, Eduardo Barbosa, conta que, depois de participar de um curso, decidiu montar uma biblioteca, mas não tinha espaço para isso. A partir daí, surgiu a ideia de buscar parceria com o Espaço CentoeQuatro: “o nosso trabalho funciona da seguinte forma: eles cedem o espaço e nós desenvolvemos o projeto de leitura.” Ainda segundo ele, graças a doações, o acervo aumentou de 1.500 para 4.000 obras.