Secretária de Cultura se reúne com CRB-6

A Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Antônio Afonso (CRB-6/2637), e a superintendente das bibliotecas públicas de Minas Gerais, Catiara Afonso, se reuniram no último dia 8 (terça-feira) na Cidade Administrativa de Minas Gerais, sede oficial do Governo do Estado.

O objetivo da reunião foi o início do diálogo entre o CRB-6 e o Governo sobre o cumprimento da lei federal 12.244/10 que estabelece que todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter biblioteca até o ano de 2020. No Estado há carência de aproximadamente 17 mil bibliotecários.

A criação de curso superior em Biblioteconomia, na modalidade de ensino a distância (EAD), foi a sugestão dada por Antônio Afonso como solução para suprir essa demanda. Faltam bibliotecários, especialmente no interior, e o EAD pode ser uma forma de atender estudantes que não moram na capital e região metropolitana.

Eliane Parreiras aprovou a ideia e afirmou que vai trabalhar para a sua concretização. Segundo a secretária, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) podem ser importantes apoios na criação do curso. “O próximo passo é estabelecer contato com os responsáveis por essas entidades para viabilizar a ideia”, afirmou Eliane.

Para o presidente do Conselho, a parceira com o Governo é fundamental: “O apoio político é essencial para que consigamos cumprir a lei dentro do prazo.” Catiara também está confiante: “É muito bom ver que a Secretária está sensível à questão da implantação de bibliotecas em instituições de ensino.”

Antõnio Afonso

Atualização (19h25): Por um problema técnico, ao disparar o Boletim Semanal, onde consta esta notícia, equivocadamente constou no título da notícia “Secretária da Saúde” no lugar de “Secretária da Cultura”. Ao identificar o erro, o CRB-6 solicita sinceras desculpas pelo erro e informa que foi feita a alteração do título da nota aqui no Blog.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*