SENAI comemora Mês do Livro e da Biblioteca em Minas

Iniciativa envolve ações culturais em diversas cidades mineiras.

senai

Em outubro, comemora-se o Mês do Livro, da Leitura e da Biblioteca. Por esse motivo, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) realizou uma série de entrevistas com autores mineiros para celebrar a data.

Maior empregador privado de bibliotecários em Minas Gerais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também promoveu uma diversas atividades para comemorar a data em todo estado. Confira!

SENAI Ubá

A biblioteca do SENAI de Ubá, coordenada pelo bibliotecário Cláudio Wilson Moreira Nobre (CRB-6/2442), promoveu a peça de teatro “A História é um Show” para marcar a data. “Encanto é a palavra que define meu sentimento sobre a peça. Minha única lamúria é o fato de ter assistido uma única vez”, afirma a aluna da turma de Processos Administrativos Luciana Maria Aleixo.

SENAI Pouso Alegre

Já as bibliotecas do SENAI Pouso Alegre, coordenadas pelo bibliotecário Clauzemberg Robert Santos (CRB-6/2885), desenvolveram atividades de incentivo à leitura, cultura e disseminação da informação. Ações contra bullying e palestras sobre a importância da atividade física para os estudos, criatividade e sustentabilidade em tempos de crise foram ministradas por profissionais das áreas. Houve também feira de troca de livros durante todo o mês de outubro, finalizado com um “aulão” sobre as classes literárias e principais obras da literatura brasileira.

SENAI Betim

Em Betim, o bibliotecário Celso de Assis (CRB-6/2285) desenvolveu o projeto de incentivo à leitura “Guimarães Rosa: do arcaico ao divertido”. A atividade versou sobre como a leitura das obras de Guimarães Rosa auxilia a reconhecer as diferenças do outro.

Também foi confeccionado pela Biblioteca do SENAI Betim um mural com o tema “Grande Sertão, Veredas: 60 Anos”, que, por meio de fotos, textos, livros e frases que marcaram a vida do escritor e médico, apresentou sua vida e obra ao público.

Os alunos da escola receberam imagens de algumas obras de Guimarães Rosa e de livros atuais. Cada grupo montou um cartaz, partindo da obra de sua escolha.

Os cartazes ficaram expostos durante todo o evento.

Também foi realizada uma mostra de vídeos que exibiu trailers de livros famosos que viraram filmes para que os alunos conhecessem, durante os intervalos, um pouco mais do seu livro preferido em outro formato.

Com o uso de um computador, foi confeccionada, ainda, uma “Árvore Falante” de papel, que ilustrou a literatura de Guimarães Rosa. A árvore era dotada de orelhas, nariz e boca e abrigava alguns passarinhos. Além disso, sapatos pendurados mostraram que quem lê viaja sem sair do lugar.

SENAI Patos de Minas

A biblioteca da unidade, coordenada pelo bibliotecário Elesson José Silva (CRB-6/2537), realizou uma palestra relacionada ao Outubro Rosa. A programação incluiu exposição de fotos e de trabalhos dos alunos, varal de poesia, cantinho da leitura e da literatura, jornal informativo e também um show de talentos.

SENAI Sabará

Em 2016, a bibliotecária Fabrícia Cristina (CRB-6/2757) desenvolveu quatro atividades na biblioteca da unidade: Troca de Livros, Desafio Literário, exposição física “A História do Livro” e um Ciclo de Palestras. Também foi criada uma ambientação no hall da escola com o tema “Grande Sertão: Veredas, 60 Anos”.

A troca de livros foi estendida por mais quatro dias. A atividade de maior sucesso foi o Desafio Literário, no qual, a partir de pistas e enigmas, os alunos deviam descobrir qual livro se relacionava ao desafio. Foram propostos dez desafios além dos programados por demanda dos alunos. Também foram destacados os alunos que mais leem livros a partir das estatísticas de empréstimo. Quanto às palestras, falou-se sobre saúde e alimentação saudável com a presença da nutricionista esportiva Maíra Perdigão e também sobre lendas e causos sabarenses que até hoje instigam os moradores da cidade.

“Foi gratificante perceber a receptividade e a interação entre alunos e biblioteca. Durante as atividades surgiram diversas ideias para futuros projetos. Eles são mais que usuários, são nossos parceiros”, afirma a bibliotecária.

SENAI Itabirito

A bibliotecária Jordana Calixto (CRB/6-2795) coordenou diversas atividades na biblioteca da unidade de Itabirito, entre elas uma palestra com os autores José Pires e Carlos Renato, caixinhas com frases célebres, desafios enigmáticos, apresentação cultural de teatro e música, além de uma mostra histórica sobre a personalidade itabiritense Telê Santana.

“A organização e a programação da Semana do Livro atenderam a todos os alunos, independentemente da faixa etária, o que traz como resultado positivo o despertar para a leitura. A busca do incentivo à leitura, por meio do contato com autores da cidade, foi de grande valia, pois revelou valores culturais existentes na própria comunidade”, afirma a estudante Marcia Elena Dadamos.

“A Semana do Livro e da Biblioteca, para mim, é um momento muito esperado.  Acredito que ela é muito importante para o nosso despertar”, explica a aluna da turma de Mecânica de Manutenção Industrial Mileny Vitoria da Conceição.

SENAI Contagem | Cidade Industrial

A bibliotecária Edvânia Guedes (CRB-6/1686) também coordenou diversas atividades na biblioteca da unidade Cidade Industrial, em Contagem (MG). Entre elas uma exposição sobre a história do livro, uma feira de trocas de livros, uma sessão de autógrafos com os escritores Victor Alves e Mallerey Cálgara, além de oficinas de marcadores de livros.

Também foram premiados os alunos que mais retiram livros por empréstimo na biblioteca, os instrutores que mais incentivam o uso da biblioteca e o aluno vencedor do concurso “O livro que eu indico”.

SENAI Varginha

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a bibliotecária Elidiane Cristina Oliveira (CRB-6/2007) coordenou diversas atividades na unidade, dentre elas uma exposição dos autores famosos das regiões do Brasil, uma palestra sobre a importância da leitura na vida das pessoas, intervalos culturais conduzidos por alunos que tocam e cantam e uma peça de teatro baseada na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

SENAI Belo Horizonte

A bibliotecária Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637) relacionou o Outubro Rosa e o Dia do Educador com a Semana do Livro e da Biblioteca. Aconteceu a já tradicional troca de livros entre os usuários da escola e três sessões de pipoca com o filme “Antes de Partir”. Além disso, foi realizada uma homenagem aos instrutores da unidade, que receberam um livro de presente.

“Este é um evento anual realizado simultaneamente em todas as escolas do SENAI e SESI em Minas Gerais. Estamos já na 5ª edição. A cada ano, percebemos que há um envolvimento maior da biblioteca, dos profissionais e dos usuários”, conta a bibliotecária Mariza.

Confira aqui fotos dos eventos.

Mais comemorações

Outras instituições mineiras e capixabas também comemoraram o Mês do Livro, da Leitura e da Biblioteca. Entre em contato com o CRB-6, através do e-mail crb6@crb6.org.br,  para que possamos divulgar atividades como as que mostramos aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

One Comment