“Por saber mais coisas e conhecer melhor esse lugar, é tudo cada vez mais misterioso.” Ao citar o escritor e poeta angolano Manuel Rui, o bibliotecário Wellington Marçal de Carvalho (CRB-6/2303) ilustrou o que considera o início de uma nova etapa, repleta de desafios. Ele foi reconduzido ao cargo de diretor da Biblioteca Universitária (BU), juntamente com Anália das Graças Gandini Pontelo (CRB-6/1556), que tomou posse como vice-diretora da instituição, durante o evento promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2 de dezembro. Ambos estarão à frente da gestão da BU até 2017.
Wellington, em seu discurso de posse, citou Manuel Rui. “Por saber mais coisas e conhecer melhor esse lugar, é tudo cada vez mais misterioso.” (Foto: Assessoria de Comunicação da BU/UFMG)
Para falar sobre sua gestão, Wellington destacou a relevância de levar em consideração novas formas de contato com os livros. “Esperamos provocar uma reflexão sobre qual modelo de biblioteca a Universidade considera importante desenvolver. É fundamental atender aos dois modelos de acervo: impresso e eletrônico” afirmou o bibliotecário.
Para Anália, uma das ações de grande relevância desenvolvidas por sua gestão foi a realização do 18º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU. Segundo a vice-diretora, todos os projetos foram baseados em um diagnóstico detalhado das demandas e carências das bibliotecas.
Anália das Graças, em seu discurso de posse (Foto: Assessoria de Comunicação da BU/UFMG)
Mariza Martins Coelho, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), compareceu à solenidade. “Quero parabenizar os bibliotecários em nome do Conselho. Com o ótimo trabalho que vem sendo feito na universidade, os profissionais estão bem-representados”, afirma.
A mesa foi composta por autoridades da área (Foto: Divulgação/Facebook)
Além disso, estiveram presentes à solenidade o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, a vice-reitora, Sandra Goulart Almeida, a vice-presidente da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), Andréa Brandão (CRB-6/1905), a conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Kátia Pacheco (CRB-6/1709), além de professores, técnicos, alunos e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes).
Para visualizar as fotos da solenidade, acesse a fan page do Sistema de Bibliotecas da UFMG.