Ufop inaugura Sala de Acessibilidade

No dia 6 de março, foi inaugurada nas dependências da Biblioteca Alphonsus de Guimaraens, mais conhecida como biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), a Sala de Acessibilidade do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

A inauguração contou com intérprete de libras devido à presença de estudantes surdos e, ainda, com audiodescrição da sala para as pessoas cegas que estavam presentes. Todos foram informadas sobre os equipamentos (regletes, lupas comuns, máquinas de escrever Braille Perkins e Braille Elétrica, digitalizador e leitor automático, fones de ouvido, televisor e computadores) disponíveis.

“Este espaço contribuirá de forma significativa para a acessibilidade dos estudantes que possuem deficiência e/ou necessidades especiais”, avalia Michelle Assunção (CRB-6/2164), bibliotecária da unidade. Alguns funcionários da biblioteca receberão treinamento para aprender a utilizar as tecnologias assistivas oferecidas aos estudantes.

Michelle acredita que “esse é o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e acessibilidade informacional de alunos com deficiência visual nesta biblioteca setorial, possibilitando que ações futuras sejam implantadas a partir de um olhar de igualdade no acesso à informação, direito de todos”.

NOTA 5

Inauguração da Sala de Acessibilidade

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*