O projeto Um Pé de Biblioteca está criando novas formas para fomentar a leitura no Brasil. Por meio de parcerias com os próprios moradores beneficiados, os organizadores da ONG ajudam a construir instituições bibliotecárias em comunidades carentes de todo território nacional.
Crianças participam de atividade em uma das bibliotecas do projeto (Foto: Facebook/Divulgação)
Ao todo, 14 bibliotecas já foram criadas. Segundo André Lara, presidente da ONG, o Um Pé de Biblioteca, criado em 2002, ajuda e motiva a construção de espaços que oferecem livros, em locais cujo acesso às obras é difícil. Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já foram contemplados com as ações. No ano que vem, os organizadores planejam ampliá-las, também, para São Paulo e Alagoas.
Para construir essas bibliotecas em comunidades carentes, a ONG inicia e fortalece relacionamentos com os líderes das regiões em que pretende entrar e, juntos, planejam o acervo e a estrutura, de acordo com a realidade e as necessidades dos moradores. Para definir os bairros de atuação do projeto, os critérios de seleção são os locais com grande circulação de pessoas, que não possuam nenhum polo leitura.
Inauguração de uma filial do projeto (Foto: Facebook/Divulgação)
Você, bibliotecário, também pode contribuir com o Um pé de biblioteca. Entre em contato com as redes sociais da ONG para saber mais e conferir os espaços criados. Acesse o Facebook e o site para saber como colaborar com a divulgação da leitura pelo Brasil!
Ações de incentivo à leitura
Se você, bibliotecário, desenvolve ações que fomentam a diversidade cultural em seu município, envie um relato para o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Nosso objetivo é divulgar experiências inspiradoras que merecem ser compartilhadas.