Umberto Eco afirma que livro em papel é a melhor forma de aprendizado

Umberto Eco

Em entrevista publicada no início deste mês pela revista Época, o escritor italiano Umberto Eco falou sobre a importância do livro em papel e da necessidade de filtrar as informações que circulam na internet.

O autor, que se define como um colecionador de livros defende que a literatura física ainda é a melhor forma de aprendizado. “Acho ótimo ler no iPad, porque eles têm a função de nos auxiliar na leitura. Porém, acredito que este mecanismo serve mais para entretenimento e estudo. É interessante anotar e interferir nas páginas de uma obra.”

Em outro trecho da entrevista ele falou sobre o perigo da internet para a democratização do conhecimento. “Não existe uma seleção da informação na internet. Tudo é disponibilizado na rede sem nenhum critério e, caso a pessoa não saiba estabelecer critérios de pesquisa, ela não terá acesso a uma informação útil e confiável.”

Na avaliação do escritor, para solucionar este problema seria necessário criar mecanismos de filtragem na internet. “Isso é o que sugiro para as universidades: a elaboração de uma ferramenta de seleção dos dados, contribuindo para o bem do aprendizado.”

Para ler a entrevista na íntegra, acesse o link http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2013/07/bumberto-ecob-informacao-demais-faz-mal.html

Fonte: Época. Editado pelo CRB-6.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*