Em entrevista publicada no início deste mês pela revista Época, o escritor italiano Umberto Eco falou sobre a importância do livro em papel e da necessidade de filtrar as informações que circulam na internet.
O autor, que se define como um colecionador de livros defende que a literatura física ainda é a melhor forma de aprendizado. “Acho ótimo ler no iPad, porque eles têm a função de nos auxiliar na leitura. Porém, acredito que este mecanismo serve mais para entretenimento e estudo. É interessante anotar e interferir nas páginas de uma obra.”
Em outro trecho da entrevista ele falou sobre o perigo da internet para a democratização do conhecimento. “Não existe uma seleção da informação na internet. Tudo é disponibilizado na rede sem nenhum critério e, caso a pessoa não saiba estabelecer critérios de pesquisa, ela não terá acesso a uma informação útil e confiável.”
Na avaliação do escritor, para solucionar este problema seria necessário criar mecanismos de filtragem na internet. “Isso é o que sugiro para as universidades: a elaboração de uma ferramenta de seleção dos dados, contribuindo para o bem do aprendizado.”
Para ler a entrevista na íntegra, acesse o link http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2013/07/bumberto-ecob-informacao-demais-faz-mal.html