Viagem pela Literatura

Durante os meses de abril e maio, o projeto levou o mundo dos livros para a população de Vitória, no Espírito Santo

Desenvolvido pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, da capital capixaba, o Projeto Viagem pela Literatura fomenta o acesso à leitura entre crianças e adolescentes. Com quase 22 anos de história, mais de 100 mil pessoas já participaram das ações promovidas. Viver o Livro ao Vivo e em Cores, Encontro com o Escritor e a Caixa-Estante são algumas das atividades que fazem parte do projeto.

Em comemoração ao mês do livro, o Viagem pela Literatura promoveu a Jornada de Contação de Histórias, no dia 19 de abril, com contos como “Caça ao Saci” e “A Caça da Onça” de Monteiro Lobato, “A Roupa Nova do Imperador” e “Patinho Feio” de Hans Christian Andersen, e “A Casa Sonolenta” de Audrey Wood. O evento contou com uma mostra dos livros dos autores homenageados, exposição de fantoches e a participação do personagem Saci Pererê.

Contação de histórias atrai o público (Foto: Divulgação)

Contação de histórias atrai o público (Foto: Divulgação)

No dia 10 de maio, o projeto realizou o Sarau Poético, que teve a presença de membros do Grupo Chão de Letras, formado a partir das oficinas de contação de histórias do projeto Viagem pela Literatura.  Os autores Anaximandro Amorim, Miguel Marvilla, Sonia Rojas, o escritor uruguaio Eduardo Galeano e a escritora Lygia Bojunga foram os selecionados para edição do sarau, que contou ainda com a participação dos alunos da Escola Estadual Maria Ortiz Mirella Neves dos Santos.

Sarau Poético é realizado no auditório da Escola Maria Ortiz (Foto: Divulgação)

Sarau Poético é realizado no auditório da Escola Maria Ortiz (Foto: Divulgação)

A última ação foi feita na III Feira Literária Capixaba nos dias 11 e 13 de maio. Muitas histórias e uma viagem pelo mundo lúdico da leitura encantaram o público durante a famosa “Contação de Histórias”.

Para a coordenadora do projeto Elizete Caser (CRB-6/ES086) é importante a participação do projeto no cotidiano dos cidadãos de Vitória. “O Viagem pela Literatura busca, por meio de suas ações, incentivar a leitura e, consequentemente, a formação de novos leitores e de novas ideias, para a construção da identidade capixaba”, completa.

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Bibliotecária: Elizete Caser (CRB-6/ES086)
Rua Treze de Maio, 47, 1º andar – Centro
Vitória/ES
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8 às 18h
Telefone: (27) 3381-6925
Projeto Viagem pela Literatura: http://abmvitoria.blogspot.com.br/p/viagem-pela-literatura.html 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*