Vídeo: reportagem destaca meios para formar leitores

Foto. Reprodução

De acordo com a escritora Adélia Prado, não há uma fórmula, uma espécie de receita de bolo, para que as crianças e os jovens brasileiros leiam mais. O que existe, segundo ela, são tentativas de aproximar o livro do leitor. A escritora foi ouvida pela reportagem do quadro “MG Educação”, do jornal MGTV, no último dia 06 de setembro, para falar de um dos assuntos mais discutidos na área da Educação e, principalmente, na Biblioteconomia: quais os meios para formar leitores no Brasil.

A reportagem destaca o uso da caricatura, das revistas em quadrinho, da pintura em sala de aula, da contação de histórias e o uso de figuras em relevo nos livros como alguns desses meios. “Um desenho pode contar várias histórias”, exemplifica um aluno consultado pela reportagem.

Cliqueaquie veja a reportagem.

RETRATOS DA LEITURA

Conforme já divulgado anteriormente pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), o número de leitores no Brasil caiu de 95,6 milhões, em 2007, para 88,2 milhões, em 2011, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”.

O resultado da pesquisa mostrou que apenas 50% dos brasileiros são considerados leitores, segundo a metodologia, pessoas que leram pelo menos um livro nos três meses precedentes ao questionário da pesquisa.

Ou seja, a média de livros lidos nos três meses que antecederam a consulta aos entrevistados é de 1,85, uma queda em relação à última edição, em 2007, cuja média era de 2,4. Mais de 5 mil entrevistas foram realizadas, de 11 de junho a 13 de julho de 2011, em 315 municípios do País.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*