Você sabia? Belo Horizonte é a capital com mais leitores no País, segundo pesquisa

Reprodução/Target Group Index

Realizada entre os meses de julho de 2011 e agosto de 2012, o estudo Target Group Index, do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), revelou no último dia 09 de janeiro que os belo-horizontinos são os que mais leem no País, ao lado dos porto-alegrenses. Segundo a pesquisa, 41% dos respondentes da capital mineira afirmaram ter lido ao menos um livro nos últimos 30 dias.

Em terceiro lugar, a população de Brasília possui índice de leitura avaliado em 37%. Ao ampliar o recorte em âmbito nacional, o Target Group Index indica que a parcela dos brasileiros que leram um livro nos últimos 30 dias é de 33%, sendo que 53% dos respondentes declararam ler com frequência e 47% dizem que só o fazem eventualmente.

Ao se debruçar sobre as faixas etárias, a pesquisa revela que os adultos são os que mais leem: 22% para as pessoas de 25 a 34 anos e 18% para aqueles que têm entre 35 e 44 anos. Os mais jovens acumulam, respectivamente, 19% entre a faixa de 12 a 19 anos e 11% entre os que têm de 20 a 24 anos. Mais uma vez, as mulheres são indicadas como a maior parcela de leitores do Brasil: 60%.

Ao descriminar as classes sociais do País, a pesquisa indica que a maior parte dos leitores pertencem às classes AB (54%), seguidas pelas classes C (40%) e DE (6%). A indicação de escolaridade da pesquisa revela que aqueles que possuem formação superior ou ensino médio completo possuem o mesmo índice de leitura: 25%. No entanto, aqueles que não tiveram acesso a estudos formais, possuem índice de 0,3%.

ONDE
Segundo o Ibope, a pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Ao todo, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes, com idades entre 12 e 75 anos.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*