Defesa de dissertação de mestrado na UFMG tratará sobre acessibilidade na web

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da  Informação da Universidade Federal de Minas Gerais  convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado, intitulada: “Informação e inclusão: Um estudo da aplicação de acessibilidade em portais legislativos estaduais

Aluno: Alan Vasconcelos Alves
02 de julho – 14 horas – ECI/UFMG

Resumo:
Este trabalho tem como propósito mostrar um panorama longitudinal da acessibilidade dos 27 sites legislativos estaduais, a partir da avaliação de cada um deles, no intervalo de um ano, utilizando-se uma ferramenta online chamada DaSilva. Essa ferramenta avalia o nível de acessibilidade das páginas pesquisadas, dentro de um conjunto de regras preconizadas pelo Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG). No caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, fez-se um estudo de caso mais aprofundado, no qual foram comparados os resultados obtidos, tanto pela avaliação automática como pela avaliação empírica, envolvendo usuários com deficiência visual. Essa avaliação foi realizada em dois momentos, também, com um intervalo de um ano, período este em que o site sofreu uma reformulação total. A avaliação empírica envolveu três usuários, que se distinguiam em grau de deficiência visual e de proficiência em informática. Além do panorama geral, realizou-se uma entrevista estruturada com os gestores responsáveis pelos sites das assembleias. Nessa entrevista, foram feitas questões correlatas à tecnologia, gestão de conteúdo e políticas de acessibilidade. Todos os dados coletados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos. Conceitos como Acessibilidade, Design Universal e Usabilidade foram abordados e comparados entre si, a fim de elucidar as fronteiras e as interseções que existem nessas três disciplinas. Além disso, a acessibilidade na Web, especialmente na vertente governamental, foi colocada como um campo primordial para a Ciência da Informação se debruçar e propor novas teorias e soluções.

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