30 anos da 1ª Mostra Nacional de livros de artista

1º Exposição Nacional de Livro de Artista 1983-2013Em comemoração aos 30 anos da 1ª Mostra Nacional de Livros de Artista, a Biblioteca Universitária realiza uma mostra de livros. A exposição destaca um conjunto de 25 livros pertencentes à Coleção Livros de Artista-UFMG, do Acervo de Escritores Mineiros-UFMG e do acervo particular do pesquisador Amir Brito Cadôr, e que foram apresentados na 1ª Mostra Nacional de livros de artista realizada em Recife em 1983.

Fazem parte da mostra o livro Flicts, de Ziraldo, ao lado de obras dos mineiros Márcio Almeida, Joaquim Branco e Sebastião Nunes. Obras pouco conhecidas do poema-processo, um movimento de vanguarda brasileiro do qual fizeram parte Alvaro de Sá, Moacy Cirne e Neide Dias de Sá, são mostradas ao lado de poemas visuais, registros de trabalho de Artur Barrio, intervenções gráficas de Regina Silveira, Antonio Dias, experimentações tipográficas de Falves Silva, além de Julio Plaza, Regina Vater e Vera Chaves Barcellos, entre outros artistas.

A coleção especial de Livros de Artista-UFMG é a única no país a fazer parte de uma biblioteca universitária. Formada em novembro de 2009 por iniciativa dos professores Maria do Carmo Freitas Veneroso e Amir Brito Cadôr, a coleção conta com mais de 300 títulos, de artistas brasileiros e estrangeiros. Os livros podem ser vistos até o dia 28 junho na Divisão de Coleções Especiais, no prédio da Biblioteca Central, 4º andar, no campus Pampulha da UFMG.

Exposição
25/4 a 28/6 de 2013 – segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h

Informações e visitas orientadas
Divisão de Coleções Especiais
Telefone: (031)3409-4615
E-mail: colesp@bu.ufmg.br
Site: http://colecaolivrodeartista.wordpress.com

Realização
Universidade Federal de Minas Gerais | Biblioteca Universitária | Divisão de Coleções Especiais

This entry was posted in Eventos and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*